domingo, 2 de junho de 2019

Ética da esperança- Jürgen Moltmann

"Nas questões da vida, da terra e da justiça, os cristãos não sabem mais do que as pessoas secularizadas ou as pessoas de outras religiões, mas os cristãos têm de fazer jus à esperança de Deus e ao ensinamento de Cristo".

"A esperança é sempre uma expectativa alerta . Ela desperta a atenção de todos os sentidos para aproveitar as oportunidades para o esperado, onde e quando elas se oferecem."

"O realismo nos ensina o senso da realidade. A esperança desperta o nosso  senso de possibilidade."

"Salvação é esperança em ação... 1) A salvação atua na luta pela justiça econômica contra a exploração do ser humano pelo ser humano; 2) A salvação atua na luta pela dignidade humana contra a opressão política pelos semelhantes; 3) A salvação atua na luta pela pela solidariedade contra a alienação do ser humano; 4) A salvação atua na luta pela esperança contra o desespero na vida do indivíduo. "

"Hoje a própria vida humana se encontra em perigo extremo. Não porque esteja ameaçada pela morte - isso ela sempre esteve. Ela está em perigo extremo porque deixou de ser amada ".


"Sem justiça social nas oportunidades e relações existenciais, morre o bem comum e, dessa maneira, a coesão de uma sociedade".

"Deus se fez ser humano para que nos convertamos de deuses orgulhosos e infelizes em verdadeiros seres humanos; em seres humanos que podem aceitar a sua juventude e a sua velhice e estão de acordo com a transitoriedade dos seus corpos; em seres humanos que sabem que a vida é mais que desempenho e que o amor é o que embeleza o ser humano "

"Sociedade livre... Na comunidade cristã chamamos de amor; na doutrina social cristã, de 'solidariedade'; na esfera política, de 'igualdade', e resumindo: a comunidade solidária. Uma sociedade livre não é uma multidão de indivíduos privados livres, mas uma comunidade em que as pessoas defendem umas às outras e especialmente os mais fracos e doentes."

  (Jürgen Moltmann - Ética da esperança).

Nenhum comentário:

Postar um comentário