domingo, 28 de abril de 2019

Educação em tempo de barbárie

Não obstante ao que se opõe à educação emancipatoria, mesmo que não se vislumbre outras possibilidades, é preciso contrapor-se à barbárie desde o campo educativo. Afinal, no dizer de T. Adorno, "a exigência que Auschwitz não se repita é primeira de todas para a educação ". ADORNO, T. Educação e emancipação. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. p. 119.

domingo, 14 de abril de 2019

Religião e compromisso social (Gandhi)

"Vivo a minha religião através da Verdade e da Não-violência, ou seja, amor no sentido mais amplo ... A importância dessa religião na vida social é, ou tem que ser, vista no contato social diário. Para ser fiel a essa religião, é preciso perder-se no serviço constante e contínuo à toda a vida.
Realização e Verdade são impossíveis sem uma completa fusão de si mesmo e identificação com o oceano ilimitado da vida. Portanto, para mim, não há escapatória do compromisso social. não há felicidade na terra sem isso . Compromisso social aqui deve ser levado para incluir todas as dimensões da vida. Nesse sentido, não há nada abaixo, nem acima."

(GANDHI, Mahatma. The essential Writings. New Delhi (Índia): Oxford India, p. 158).

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Utopias!




"No dia em que a humanidade deixar de acreditar nos ideais, ela descerá ao nível das bestas. Hoje, se você acredita na sinceridade e não-violência, diga. Isso não significa que você terá total verdade. Eu não estou cem por cento certo."
(GANDDHI, Mahatma. In: The essential writings of Mahatma Gandhi. New Delhi: Oxford India, 1993, p. 131).



Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi