Somos sujeitos aprendentes. A vida e o sentido do humano se constituem nas intermitentes e infinitas travessias, no encontro com o/a Outro/a. E o encontro com a realidade é o chão da fé vivida que profetiza a esperança.
domingo, 15 de janeiro de 2017
Educar para a sabedoria do amor
ISBN: 978-85-356-3207-1 Páginas: 240
Edição: 0
Idioma: PORTUGUES
Formato: (17,0 x 24,0
Este livro integra a coleção Interfaces, que publica os trabalhos vencedores do Prêmio Soter-Paulinas de Teses. Concebido e organizado numa parceria entre a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), Paulinas Editora e a revista Ciberteologia, o concurso acolhe as melhores teses defendidas em Programas de Pós-graduação em Ciência da Religião e/ou Teologia, os quais têm por objeto a religião, em suas múltiplas facetas e vieses. Essa iniciativa quer ser mais um incentivo à pesquisa e aos profissionais dessas áreas, na expectativa de que se incremente ainda mais no Brasil o estudo acadêmico do fato religioso e se criem novos canais de divulgação da considerável produção já existente em nossos centros de pós-graduação. O conceito de alteridade levinasiano não é apenas mais uma categoria filosófica dentre outras. A alteridade exprime uma sabedoria pertinente para a consecução de uma educação ética, em que o sujeito é interpelado para o êxodo, um sair de si mesmo ao encontro do outro. A humanidade do eu é possível a partir da humanidade do outro, numa subjetividade que se faz hospitalidade. Daí o significado de uma educação para a sabedoria do amor. Discutir o tema da alteridade no contexto educativo é, de certa forma, contrastar com uma sociedade que teima tolher a palavra do outro. Com efeito, é na autenticidade do encontro com o outro e a outra que os seres humanos se vão constituindo sujeitos da própria história. E autenticidade, no contexto da alteridade, significa hospitalidade e não indiferença para com o próximo. No encontro face a face, a humanidade constrói o caminho da libertação (êxodo), que é a própria abertura do eu ao outro, sinalizando ali a passagem do Inaudito. Reconhecido com méritos no Prêmio Soter-Paulinas de Teses, o presente trabalho traduz uma criativa interlocução entre o pensamento do filósofo judeu-lituano Emmanuel Lévinas e a realidade brasileira e latino-americana, na perspectiva de uma educação que desperte nas pessoas a sabedoria do amor.
Educar para a sabedoria do amor: a alteridade como paradigma educativo
Divulgando meu livro "Economia para a vida: a rebelião dos limites...
Economia para a vida
Teologia Pública: Economia para a vida: a rebelião dos limites e o itinerário teológico para uma economia solidária - Volume 6
Este volume se destaca dentro da Série Teologia Pública por ser a primeira obra de um único autor com um único foco temático. Ela é fruto do prêmio CAPES de teses de 2011 que o autor ganhou pela sua tese de doutorado defendida na Faculdades EST.
Este volume se destaca dentro da Série Teologia Pública por ser a primeira obra de um único autor com um único foco temático. Ela é fruto do prêmio CAPES de teses de 2011 que o autor ganhou pela sua tese de doutorado defendida na Faculdades EST.
Luís Carlos Dalla Rosa dialoga com diversos autores e apresenta experiências de diversas áreas do conhecimento para compor o entrelaçamento do tema em questão: a economia para a vida. A principal, mas não a única referência é o economista e teólogo Franz Hinkelammert, que vem desenvolvendo análises críticas do sistema capitalista neoliberal e suas consequências nefastas para grande parte das populações.
Diante de um contexto globalizado, no qual predomina um modelo econômico que é desumano e necrófilo, a viabilidade de uma economia com rosto humano e solidário, ecologicamente sustentável, brota de numerosas iniciativas no Brasil e no mundo, testemunhando que é possível uma economia para a vida. Conforme o autor: “O tempo ainda é de aprendências e travessias e, mesmo em intransponíveis penhascos, surgem flores que profetizam a esperança”.
Teologia Sistemática, Teologia Pública, Teologia Contemporânea
Editora Sinodal / EST
Luís Carlos Dalla Rosa
448 Páginas
16 x 23 cm
Assinar:
Postagens (Atom)